Do mar estrela…

Maria Clara Joice Silvino

2º Ano Ciências Religiosas

Uma terrível tempestade assalta o pequeno barco que navega em meio à escuridão da noite. Parece que a embarcação irá soçobrar devido as enormes ondas e o navegador já não consegue mais controlar o timão, que gira descontroladamente de um lado para o outro.

Mas uma certeza enche de confiança o experiente navegante: as estrelas continuam a cintilar no céu, e quando as nuvens se dispersarem, a estrela da manhã indicará o norte.

O mar é este mundo e nós somos os navegantes. Neste mar, os ventos das contradições são furiosos; bravas as ondas do sucesso; repentinos os assaltos dos piratas que querem roubar os nossos méritos; muitos são os que naufragam. Como é possível chegar ao porto da bem- aventurança? A resposta nos dá São Bernardo: “Olha a estrela, invoca Maria”[1].

“Nossa Senhora – comenta o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira – é chamada, muito a propósito, de Estrela luminosíssima. Incontáveis astros reluzem no firmamento, porém Ela é o mais resplandecente de todos: ou seja, Maria é a mais luminosa das criaturas.”

“E por que é simbolizada pela estrela? Porque é durante a noite que cintilam as estrelas, e esta vida é para o católico uma noite, um vale de lágrimas, uma época de provação, de perigo e de apreensões. Na eternidade teremos o dia brilhante, porém na vida terrena teremos o escuro da madrugada. E nesta noite existe uma estrela que nos guia, que é a consolação de quem caminha nas trevas, olhando para o céu: Maria Santíssima, a mais fulgurante de todas as estrelas!”[2]

Sob a luz luminosíssima desta estrela não pereceremos. Porém, Maria não é só a estrela que nos guia, mas também o porto seguro que nos abriga nas tempestades desta vida. Olhando para esta estrela, não nos desviaremos; refugiando-nos neste porto de bonança, não naufragaremos nas tormentas, até chegarmos um dia à eterna bem-aventurança, onde receberemos a recompensa demasiadamente grande: contemplar para todo o sempre a luz desta estrela inextinguível.

[1] BERNARDO. Obras Completas. Madri: BAC, 1953. Vol. I. p. 205.

[2] Cfr. CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. Conferência em 24/8/1965. In: CLÁ DIAS, João Scognamiglio. Pequeno Ofício da Imaculada Conceição Comentado. São Paulo: Ipsis, 2010, v1, p.47.

2 responses to “Do mar estrela…”

  1. Ceres de Andrade Paes disse:

    Salve Maria,Querida Estudante Arauto do Evangelho,Maria Clara Joice Silvino.
    Que lindo artigo a senhora escreveu!
    Fiquei encantada com tantas palavras lindas e sábias.
    Gosto tanto do mar ,de estrelas….
    Esse artigo me fez lembrar da minha adolescência em Marataízes(ES),onde tínhamos uma casa de praia.
    Gostava muito!!!de caminhar pela areia da praia,sentir o ar fresco,ouvir as ondas do mar,seu vai e vem,e ver as estrelas à noite….
    Esse artigo da senhora embelezou minhas lembranças ,de maneira a ensinar-me que a mais linda estrela do céu é Nossa Senhora!!!
    Muito obrigada,Aluna Querida!
    Beijos fraternos,
    Ceres de Andrade Paes

  2. Carlos Rogério disse:

    Salve Maria!
    “Nossa Senhora é um tal céu, é um tal oceano, é uma tal magnitude de toda a espécie de qualidade que nem sequer podemos imaginar, devemos ser devotos Dela; nós só compreenderemos inteiramente como devemos ser devoto Dela no momento em que por uma Graça especial por uma iluminação especial Ela nos faça ver isso; se há avisemos pelos menos, e vendo entendêssemos; porque algumas coisas que por mais que se escreva por mais que se leia não se entende tanto quanto se vê.
    Eu espero que quando vier o Reino Dela (é uma esperança e desejo não é uma afirmação), desejo muito que nós há vejamos antes de ir ao Céu para poder dizer nós a conhecemos inteiramente e amamos inteiramente lutamos inteiramente por Ela, demos a Ela tudo quanto recebemos Dela, um eterno Magnífica começará a se elevar no coração de cada um de nós pela eternidade adentro.”
    Conferencias sobre a devoção à Nossa Senhora.
    Comentário se um grande devoto de Nossa Senhora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *