Quem somos


Identidade

O Instituto Filosófico-Teológico Santa Escolástica ― IFTE ― é propriedade da Sociedade de Vida Apostólica Regina Virginum e está erigido canonicamente na diocese de Bragança Paulista com personalidade jurídica pública na Igreja. A finalidade do Instituto é, de forma particular, promover a formação acadêmica, humana, cultural e religiosa do setor feminino dos Arautos do Evangelho, bem como das postulantes e irmãs da Sociedade de Vida Apostólica Regina Virginum (SVARV), surgida do seio dessa Associação de Direito Pontifício.

Gênese

O Instituto teve a sua origem no ano de 1998 com as primeiras moças que constituíam o setor feminino dos Arautos do Evangelho. Ao formarem as casas de vida comunitária, sentiram a necessidade de aprofundar seus conhecimentos de doutrina católica, adquirindo uma sólida formação teológica, para poderem mais eficazmente se dedicar à evangelização.

Sob a orientação de seu fundador, Mons. João Scognamiglio Clá Dias, começaram a receber aulas, à parte, do então “Curso Teológico São Tomás de Aquino”, que regia a formação acadêmica do setor masculino dos Arautos.

No Ano Santo de 2000, foram constituídas turmas exclusivamente femininas desse Curso, em dois sexênios de formação filosófico-teológica ― 2000-2005 e 2002-2007 ―, tendo como base a grade curricular utilizada nos primeiros ciclos de Filosofia e Teologia da Pontifícia Universidade San Tommaso in Urbe, o Angelicum de Roma.

Ereção canônica do Instituto Filosófico-Teológico Santa Escolástica

Com a aprovação pontifícia dos Arautos do Evangelho, a 22 de fevereiro de 2001, a Associação teve grande desenvolvimento e o Curso transferiu-se do centro de São Paulo para suas novas instalações, numa bela e aprazível região da Serra da Cantareira, na Diocese de Bragança Paulista.

Em 16 de agosto de 2005, o Bispo dessa diocese, Dom José Maria Pinheiro, reconheceu o Curso feminino, erigindo o Instituto Filosófico-Teológico Santa Escolástica (IFTE). No dia anterior, haviam sido constituídos dois Institutos Diocesanos masculinos dos Arautos do Evangelho, um Filosófico (Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista) e outro Teológico (Instituto Teológico São Tomás de Aquino).

A partir de 2006, com componentes do setor feminino dos Arautos do Evangelho e da Sociedade de Vida Apostólica Regina Virginum, o IFTE passou a oferecer o curso de Ciências Religiosas a nível superior. Em 2014, além dos três anos regulamentares deste curso, o IFTE iniciou o curso de Especialização em Teologia Pastoral.

ifte2

Novo curso de especialização em Teologia Pastoral

O ano de 2014 trouxe um desenvolvimento de grande envergadura acadêmica para o Instituto Filosófico-Teológico Santa Escolástica – IFTE, do setor feminino dos Arautos do Evangelho, com a inauguração do novo curso de especialização em Teologia Pastoral, como uma extensão da formação em Ciências Religiosas que o Instituto fornece; o curso terá duração de dois anos. 

A primeira turma se iniciou com 10 alunas e o curso lhes facultará um maior aprofundamento nos elementos principais da Teologia e seus pressupostos filosóficos, bem como nos complementos que procedem das ciências humanas e na reflexão teológica sobre a ação eclesial. Receberão elas substanciosos subsídios voltados a uma pastoral aberta ao diálogo e à busca de novos horizontes, para compreenderem melhor as necessidades atuais e apresentarem propostas efetivas de evangelização.

Tal iniciativa representa um aprimoramento da grade curricular do IFTE e significa um amadurecimento do Instituto, já que o novo curso, em nível superior, está planejado para que as estudantes tenham a oportunidade de ampliar seu cabedal cultural, seja filosófico, teológico ou humanista, acumulado nos anos de estudo do curso regulamentar do triênio de Ciências Religiosas, com o acréscimo do conteúdo pastoral da especialização.

O empreendimento nada mais é que a realização de um desejo de Mons. João Scognamiglio Clá Dias, para quem o estudo deve seguir até o fim da vida, uma vez que quanto mais se aprende, tanto mais se verifica que falta o que aprender… E vem ao encontro de sua linha de ação, sempre plus ultra, seguindo o caminho aberto por São Tomás, quem afirma que todas as coisas “apetecem a perfeição” (S. Th. I, q.5, a.1).

Não foi outro o ensinamento do Divino Mestre, quando nos deu um de seus mais belos preceitos: “sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). E é este um dos lemas adotados pelas Irmãs da Sociedade.

Oxalá o novo curso, posto sob a proteção de Maria Santíssima, a Estrela da nova evangelização, seja um primeiro grande passo dado no caminho do aperfeiçoamento de nosso Instituto, na trilha do qual o futuro nos mostrará que muitos outros o seguirão.

Ir. Martha Lucía Ovalle Pinzón, EP

22 responses to “Quem somos”

  1. maria das graças disse:

    quero conhecer qual os horarios de missa amanha dia 02/11/2012

  2. CRISTIANE PATRICIA LIMA disse:

    Linda,essa vida de dedicação ao próximo que SENHOR os abençõe.Continuem propagando o evangelho segundo Jesus .Admiro todos que levam palavras de vida e amor ao próximo.DEUS FORTALEÇA ESSA OBRA!

  3. Dirce C. Santos Barboza disse:

    Que admiração, por essas jovens. Que Deus; e, Maria, as abençõem

  4. Dirce C. Santos Barboza disse:

    Que Deus as iluminem, e, que Maria, as levem até ele.

  5. Patrícia Martins disse:

    Isto é exemplo de vida! O mundo hoje em dia precisa disto. Destes exemplos vivos… Isto é um testemunho de vida… “as palavras comovem, os exemplos arrastam”
    Moças como nós, entregando a vida a Nosso Senhor Jesus Cristo

  6. Raimundo Nonato de almeida disse:

    Nosso Deus ! Em nome de Jesus e no seu Espirito Santo e por intercessão de Maria , Peçamos juntos para que esse grupo de jovens sejam capacitados e cheio do Espirito Santo.
    Parabens por procurarem as coisas do alto.

  7. Cláudia Carvalho disse:

    Bela obra de Deus. Que a Virgem Maria os direcionem ao caminho do Pai.

  8. Luciana disse:

    Boa tarde
    Onde posso conseguir uma relíquia de Santa Josefina Bakhita?

  9. evaldo carlos da silva disse:

    minha filha tem 14 anos e a dois anos desde os doze anos tem solicitado para que eu faça contato com vocês, mas nunca dei muita importância , mas de um tempo pra cá ela vem solicitando com mais frequência , então venho solicitar quais os primeiros passos para que ela possa verdadeiramente discernir sua vocação, e ser uma de vocês, tendo em vista que aqui em campo grande -ms so tem arautos do setor masculino.

  10. Claudia Vergueiro disse:

    Boa tarde, gostaria de marcar visita para grupo de quase 20 pessoas. Como podemos marcar? Obrigada

  11. Luciana disse:

    Lindo esse trabalho de evangelização, nos transmite paz..

  12. PROFESSOR ALEX SWANDER disse:

    QUE A VIRGEM MARIA ABENÇOE SEMPRE ESSAS MOÇAS EXTRAORDINÁRIAS PELA VOCAÇÃO DE LIVREMENTE ABRAÇAREM A PAIXÃO DE CRISTO AO SE TORNAREM PARTE DA MILÍCIA DE DEUS NA TERRA!
    SALVE JESUS E MARIA!
    SALVE SÃO BENTO!

  13. FERNANDO disse:

    PIDO CON MUCHA HUMILDAD Y CLEMENCIA SUS ORACIONES EN SANTO SACRIFICIO DE LA SANTA MISA Y LA EXPOSICION DE SANTISIMO SACRAMENTO POR BOLIVIA Y UNIRNOS A LAS ORACIONES DE NUESTRO SANTO FUNDADOR MONSEÑOR JUAN SU PRONTA Y TOTAL RECUPERACION

  14. Isa Mendonça Sanches disse:

    Prezados por gentileza me envie o contato de telefone de vocês .

    preciso saber sobre o vosso colegio !

    grata .

  15. Dom André, OSB disse:

    Laus Deo Virginique Mariae Immaculatae de Apparecida Patronae nostrae!

    Parabenizo o instituto. É obsoleto o pensamento do passado de que as senhoritas deveriam apenas estudar o Catecismo de São Pio X, Canto Gregoriano e Polifônico. Pois, estudos filosóficos e teológicos eram reservados obviamente, além dos religiosos do sexo masculino “etiam” a (algumas) freiras ou monjas. Claro e evidente que a tradição é o foco, não abro mão desta. Tradição litúrgica da Igreja sobretudo. Mas, nós sabemos que o mundo atual exige mais destas moças. Uma sólida formação dá ensejo para evangelização. Que a Santíssima Virgem as iluminem e Santa Escolástica lá do alto Céu lance sobre elas Sua bênção abacial.

    Ut in omnibus glorificetur Deus.

    • Ceres Paes disse:

      Salve Maria,Vossa Excelência Reverendíssima Dom André,OSB,
      Que Nossa Senhora vos abençoe muito por vossas delicadas e incentivadoras palavras.
      Peço–vos orações para que novas vocações religiosas femininas desabrochem no decorrer desse ano letivo de 2016,o Ano da Misericórdia e com todo Amor,para poderem honrar e louvar à Nossa Senhora!para estudarem os Ensinamentos da Sagrada Escritura e colocarem TUDO com Sabedoria na prática da vida cotidiana ao próximo.
      Um abraço fraterno.
      Ceres de Andrade Paes.

  16. ola alguem sabe me falar se esse santo teve em pernambuco tenho um medalhao encontrado la ha muitos anos atraz

  17. Angela Aparecida da Silva disse:

    Bom dia !
    Gostei muito de saber que tem pessoas que interessa pelas coisas de Deus ,é muito bom. Gostaria de saber com faço para fazer o curso de teologia ?
    Obrigada.

  18. Maria Gonçalves disse:

    Eu sou filha de Santa Escolástica, nasci em 10 de fevereiro. Sei que era irmã de S. Bento ambos em conventos, fugiam de noite para se encontrarem e terem longas conversas. Santa escolástica quando partiu para a vida eterna foi sob a forma de pomba branca e foi vista por seu irmão.

  19. Sophia disse:

    Olá! Visitei a algum tempo o Mosteiro dos Arautos do Evangelho e vários meninos vão completar o ensino médio já no Mosteiro. Gostaria de saber se vocês também tem o ensino médio ou somente cursos para nível superior. Estou muito interessada em fazer uma experiência!

  20. Ricardo Rodrigues Gama disse:

    Boa tarde

    Gostaria de saber informações sobre a Irmã Giovana Wolf Gonçalves, se ela concluiu o curso de Graduação Ciências da Religião, Teologia e Filosofia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *