Quem somos


Identidade

O Instituto Filosófico-Teológico Santa Escolástica ― IFTE ― é propriedade da Associação de Direito Pontifício Arautos do Evangelho e está erigido canonicamente na diocese de Bragança Paulista com personalidade jurídica pública na Igreja. A finalidade do Instituto é, de forma particular, promover a formação acadêmica, humana, cultural e religiosa do setor feminino dos Arautos do Evangelho, bem como das postulantes e irmãs da Sociedade de Vida Apostólica Regina Virginum (SVARV), surgida do seio dessa Associação de Direito Pontifício.

Gênese

O Instituto teve a sua origem no ano de 1998 com as primeiras moças que constituíam o setor feminino dos Arautos do Evangelho. Ao formarem as casas de vida comunitária, sentiram a necessidade de aprofundar seus conhecimentos de doutrina católica, adquirindo uma sólida formação teológica, para poderem mais eficazmente se dedicar à evangelização.

Sob a orientação de seu fundador, Mons. João Scognamiglio Clá Dias, começaram a receber aulas, à parte, do então “Curso Teológico São Tomás de Aquino”, que regia a formação acadêmica do setor masculino dos Arautos.

No Ano Santo de 2000, foram constituídas turmas exclusivamente femininas desse Curso, em dois sexênios de formação filosófico-teológica ― 2000-2005 e 2002-2007 ―, tendo como base a grade curricular utilizada nos primeiros ciclos de Filosofia e Teologia da Pontifícia Universidade San Tommaso in Urbe, o Angelicum de Roma.

Ereção canônica do Instituto Filosófico-Teológico Santa Escolástica

Com a aprovação pontifícia dos Arautos do Evangelho, a 22 de fevereiro de 2001, a Associação teve grande desenvolvimento e o Curso transferiu-se do centro de São Paulo para suas novas instalações, numa bela e aprazível região da Serra da Cantareira, na Diocese de Bragança Paulista.

Em 16 de agosto de 2005, o Bispo dessa diocese, Dom José Maria Pinheiro, reconheceu o Curso feminino, erigindo o Instituto Filosófico-Teológico Santa Escolástica (IFTE). No dia anterior, haviam sido constituídos dois Institutos Diocesanos masculinos dos Arautos do Evangelho, um Filosófico (Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista) e outro Teológico (Instituto Teológico São Tomás de Aquino).

A partir de 2006, com componentes do setor feminino dos Arautos do Evangelho e da SVARV, o IFTE passou a oferecer o curso de Ciências Religiosas a nível superior. Em 2014, além dos três anos regulamentares deste curso, o IFTE iniciou o curso de Especialização em Teologia Pastoral.

ifte2

Novo curso de especialização em Teologia Pastoral

O ano de 2014 trouxe um desenvolvimento de grande envergadura acadêmica para o Instituto Filosófico-Teológico Santa Escolástica – IFTE, do setor feminino dos Arautos do Evangelho, com a inauguração do novo curso de especialização em Teologia Pastoral, como uma extensão da formação em Ciências Religiosas que o Instituto fornece; o curso terá duração de dois anos.

A primeira turma se iniciou com 10 alunas e o curso lhes facultará um maior aprofundamento nos elementos principais da Teologia e seus pressupostos filosóficos, bem como nos complementos que procedem das ciências humanas e na reflexão teológica sobre a ação eclesial. Receberão elas substanciosos subsídios voltados a uma pastoral aberta ao diálogo e à busca de novos horizontes, para compreenderem melhor as necessidades atuais e apresentarem propostas efetivas de evangelização.

Tal iniciativa representa um aprimoramento da grade curricular do IFTE e significa um amadurecimento do Instituto, já que o novo curso, em nível superior, está planejado para que as estudantes tenham a oportunidade de ampliar seu cabedal cultural, seja filosófico, teológico ou humanista, acumulado nos anos de estudo do curso regulamentar do triênio de Ciências Religiosas, com o acréscimo do conteúdo pastoral da especialização.

O empreendimento nada mais é que a realização de um desejo de Mons. João Scognamiglio Clá Dias, para quem o estudo deve seguir até o fim da vida, uma vez que quanto mais se aprende, tanto mais se verifica que falta o que aprender… E vem ao encontro de sua linha de ação, sempre plus ultra, seguindo o caminho aberto por São Tomás, quem afirma que todas as coisas “apetecem a perfeição” (S. Th. I, q.5, a.1).

Não foi outro o ensinamento do Divino Mestre, quando nos deu um de seus mais belos preceitos: “sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). E é este um dos lemas adotados pelos Arautos do Evangelho.

Oxalá o novo curso, posto sob a proteção de Maria Santíssima, a Estrela da nova evangelização, seja um primeiro grande passo dado no caminho do aperfeiçoamento de nosso Instituto, na trilha do qual o futuro nos mostrará que muitos outros o seguirão.

Ir. Martha Lucía Ovalle Pinzón, EP

20 ideias sobre “Quem somos

  1. Linda,essa vida de dedicação ao próximo que SENHOR os abençõe.Continuem propagando o evangelho segundo Jesus .Admiro todos que levam palavras de vida e amor ao próximo.DEUS FORTALEÇA ESSA OBRA!

  2. Isto é exemplo de vida! O mundo hoje em dia precisa disto. Destes exemplos vivos… Isto é um testemunho de vida… “as palavras comovem, os exemplos arrastam”
    Moças como nós, entregando a vida a Nosso Senhor Jesus Cristo

  3. Nosso Deus ! Em nome de Jesus e no seu Espirito Santo e por intercessão de Maria , Peçamos juntos para que esse grupo de jovens sejam capacitados e cheio do Espirito Santo.
    Parabens por procurarem as coisas do alto.

  4. minha filha tem 14 anos e a dois anos desde os doze anos tem solicitado para que eu faça contato com vocês, mas nunca dei muita importância , mas de um tempo pra cá ela vem solicitando com mais frequência , então venho solicitar quais os primeiros passos para que ela possa verdadeiramente discernir sua vocação, e ser uma de vocês, tendo em vista que aqui em campo grande -ms so tem arautos do setor masculino.

  5. QUE A VIRGEM MARIA ABENÇOE SEMPRE ESSAS MOÇAS EXTRAORDINÁRIAS PELA VOCAÇÃO DE LIVREMENTE ABRAÇAREM A PAIXÃO DE CRISTO AO SE TORNAREM PARTE DA MILÍCIA DE DEUS NA TERRA!
    SALVE JESUS E MARIA!
    SALVE SÃO BENTO!

  6. PIDO CON MUCHA HUMILDAD Y CLEMENCIA SUS ORACIONES EN SANTO SACRIFICIO DE LA SANTA MISA Y LA EXPOSICION DE SANTISIMO SACRAMENTO POR BOLIVIA Y UNIRNOS A LAS ORACIONES DE NUESTRO SANTO FUNDADOR MONSEÑOR JUAN SU PRONTA Y TOTAL RECUPERACION

  7. Laus Deo Virginique Mariae Immaculatae de Apparecida Patronae nostrae!

    Parabenizo o instituto. É obsoleto o pensamento do passado de que as senhoritas deveriam apenas estudar o Catecismo de São Pio X, Canto Gregoriano e Polifônico. Pois, estudos filosóficos e teológicos eram reservados obviamente, além dos religiosos do sexo masculino “etiam” a (algumas) freiras ou monjas. Claro e evidente que a tradição é o foco, não abro mão desta. Tradição litúrgica da Igreja sobretudo. Mas, nós sabemos que o mundo atual exige mais destas moças. Uma sólida formação dá ensejo para evangelização. Que a Santíssima Virgem as iluminem e Santa Escolástica lá do alto Céu lance sobre elas Sua bênção abacial.

    Ut in omnibus glorificetur Deus.

    • Salve Maria,Vossa Excelência Reverendíssima Dom André,OSB,
      Que Nossa Senhora vos abençoe muito por vossas delicadas e incentivadoras palavras.
      Peço–vos orações para que novas vocações religiosas femininas desabrochem no decorrer desse ano letivo de 2016,o Ano da Misericórdia e com todo Amor,para poderem honrar e louvar à Nossa Senhora!para estudarem os Ensinamentos da Sagrada Escritura e colocarem TUDO com Sabedoria na prática da vida cotidiana ao próximo.
      Um abraço fraterno.
      Ceres de Andrade Paes.

  8. Bom dia !
    Gostei muito de saber que tem pessoas que interessa pelas coisas de Deus ,é muito bom. Gostaria de saber com faço para fazer o curso de teologia ?
    Obrigada.

  9. Eu sou filha de Santa Escolástica, nasci em 10 de fevereiro. Sei que era irmã de S. Bento ambos em conventos, fugiam de noite para se encontrarem e terem longas conversas. Santa escolástica quando partiu para a vida eterna foi sob a forma de pomba branca e foi vista por seu irmão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *