Curso de Férias

Quando uma possível viagem se apresenta diante de nós, nossas atenções começam a dividir-se entre o lugar atual com suas ocupações e o destino para onde rumaremos.

Se for um país bem distante, muitas providências concretas terão de ser tomadas. Passaporte, roupas, objetos, remédios, etc., constituirão nosso pensamento em meio às nossas atividades normais do dia-a-dia. O idioma, os costumes, o clima, a alimentação, etc., excitarão nossa curiosidade, alimentando o sonho de uma experiência nova e das possíveis alegrias. Nossa imaginação terá percorrido as ruas, praças e monumentos daquele lugar a tal ponto que teremos iniciado a viagem antes mesmo de embarcarmos.

Entretanto, temos uma passagem já comprada rumo à eternidade, sem volta atrás e que devemos realizar a sós, sem acompanhantes. Pensamos nela? O destino pode ser: inferno ou céu, às vezes com uma escala no purgatório.

Como se preparar para essa viagem? E se nós, hoje, devêssemos nos apresentar diante do Juízo de Deus?

A resposta encontra-se na Sagrada Escritura : “Em todas as tuas obras lembra-te dos teus novíssimos, e nunca jamais pecarás”. (Eclo 7, 40)

Como se sabe, os novíssimos são: Morte, Juízo, Inferno e Paraíso. Ora, no curso desta vida, estamos sendo provados com vistas ao prêmio ou ao castigo eternos. Se tivermos o pensamento neles, poderemos afastar as tentações evitando o pecado e no dia de nossa morte perante o justo Juízo de Deus, obteremos, pela Sua infinita misericórdia, a salvação eterna.

Os novíssimos do homem foi o tema do Curso de férias realizado na casa generalícia do setor feminino dos Arautos do Evangelho em São Paulo – Monte Carmelo.

As exposições baseadas nos sonhos de São João Bosco e preparadas pelas alunas do IFTE foram acompanhadas com muito interesse pelas jovens aspirantes que anotavam tudo o que ouviam para depois fazer e responder perguntas.

Durante o curso, as participantes tiveram a oportunidade de assistir diariamente a duas missas bem como rezar diante do Santíssimo Sacramento.

Sendo o curso de período integral, as refeições foram servidas lá mesmo e as jovens se dirigiam ao refeitório disciplinadamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *