Uma só valeu

Marcela Rodrigues

1º ano de Ciências Religiosas

Em um pequeno povoado, havia uma modesta senhora que morava a certa distância da igreja. Resolveu, um dia, fazer uma promessa de assistir a um grande número de Missas durante um ano a fim de alcançar uma graça que há tempo desejava.

Começou a pagar a promessa. Assim que tocava o sino para o Santo Sacrifício, interrompia imediatamente seus afazeres e se dirigia com toda prontidão à igreja. Para ter a segurança de que estava cumprindo com perfeição sua promessa, a cada Missa que assistia, colocava um papelzinho dentro de uma caixa e a fechava com todo cuidado.

Passado um ano, não tinha a menor dúvida de haver cumprido plenamente o que prometera e ter alcançado muitos méritos. Para garantir que Deus lhe atenderia, abriu a caixa na qual havia colocado os papéis das Missas às quais assistira durante o ano. Qual não foi sua surpresa quando encontrou só um papel, dos muitos que havia depositado!

Desolada, foi procurar um virtuoso sacerdote e lhe expôs o seu caso. Este, dotado de muita sabedoria, perguntou-lhe qual era a disposição de alma com que assistia à Missa. Ela, com toda veracidade, respondeu que no caminho para a igreja ia pensando no que tinha que fazer e nos trabalhos domésticos. E, pior ainda, durante a celebração eucarística ficava pensando em bagatelas e outras coisas, menos no valor daquele sublime ato que estava se passando.

O sacerdote, com muita bondade, disse à pobre senhora que certamente o seu Anjo da Guarda havia tirado os papéis e deixado somente um, pois só a uma Missa ela havia assistido com devoção…

Nós, que temos a graça de assistir diariamente ao Santo Sacrifício, qual é o valor que lhe damos? Será que verdadeiramente assistimos a muitas Missas ou, “só uma” nos valerá…

2 responses to “Uma só valeu”

  1. Carlos Rogério disse:

    Salve Maria!
    O valor da Santa Missa.
    ´´Uma só Missa oferecida e ouvida em vida com devoção, para o próprio bem, pode valer mais que mil Missas celebradas na mesma intenção, depois da morte.“ (Santo Anselmo de Cantuária).

  2. Ceres Paes disse:

    Salve Maria,Queridas Arautos do Evangelho,EP
    Quando assisti a 1a missa celebrada em Cotia(SP)na Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima,com o Estimado sacerdote Pe.Alex Barbosa de Brito,EP,em 2014,minha alma ,meu coração se encheu do Amor de DEUS por mim.
    Era DEUS ali falando e celebrando.
    A 1a missa aí me marcou muito!e depois dessas,sentia sempre vontade de ouvir mais e mais o Pe.Alex,EP falar….
    Depois conheci a TVARAUTOS.
    Comecei a ouvir as Homilias do Monsenhor João S.Clá Dias,EP e então fui sendo catequisada novamente.
    Aprendi a amar muito e muito mais a Deus e à Nossa Senhora.
    Foi a 1a Missa que fez desabrochar em mim essa Luz que hoje habita o meu SER.
    Hoje!!!meu Ser está inundado de LUZ e PAZ!
    Sou grata ao Pe.Alex,EP e a todo(a)s o(a)s Senhore(a)sArautos do Evangelho por tanta Alegria dentro de mim.
    Minha conversão se deu aí,
    pois “TUDO É GRAÇA”.(Sta Teresinha do Menino Jesus).
    Beijos fraternos para todo(a)s.
    Ceres de Andrade Paes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *