O monte do príncipe dos profetas

Ir. Juliane Vasconcelos Almeida Campos, EP

Do alto do Carmelo a voz de Elias parece ecoar ainda hoje, prenunciando uma era mariana que virá como chuva benfazeja para fecundar a aridez espiritual de nossos dias.

Bela e altaneira ergue-se no solo sagrado da Terra Santa uma emblemática cadeia montanhosa que evoca grandes lances do passado e aponta para um futuro de glória. Seu nome? Monte Carmelo.

Na região que circunda o imponente conjunto de rochedos há inúmeras grutas, uma das quais, conforme a tradição recolhida pelos Padres da Igreja, abrigou o grande profeta Elias, cujas “palavras queimavam como uma tocha ardente” (Eclo 48, 1).

Ele foi “um príncipe entre os profetas, verdadeiro condutor do povo de Deus. Lutou contra os erros do seu tempo, nummomento em que a nação eleita estava muito deteriorada, e salvou-a da ruína. Escolhido para dirigir o povo de Deus num momento de hecatombe, ele concentrou em si todo o espírito que o Criador queria dar à nação judia a ser ressurgida. Nesse espírito derivado da Providência Divina foi formada uma rede de eleitos, sendo o mais famoso deles Eliseu, que pediu o duplo espírito de Elias, e o obteve”.1

Dominando a planície de Esdrelon com notável presença, carregada de significado, destaca-se ao sul do Monte Carmelo uma das suas principais elevações, o El-Muhraqa. Com mais de 500 m de altitude, divisa-se daquele ponto um grandioso panorama que chega até o mar. É ali que as Sagradas Escrituras situam o famoso episódio narrado no Primeiro Livro dos Reis (cf. I Rs 18, 19-39), no qual Elias vence os falsos profetas de Baal “com uma prece simples, cheia de beleza”.2

Também a tradição nos revela ser nessa região que Elias e Eliseu se reuniam com seus discípulos. E, séculos depois, naquelas paragens se aglutinou um grupo de monges que constituiu os primórdios da Ordem do Carmo, a qual considera Elias como pai e fundador, e deu início a um filão de devoção a Nossa Senhora, algumas centenas de anos antes do nascimento da Virgem.

Muito simbolicamente, depois da seca imposta a Israel como punição por sua prevaricação, Elias vislumbrou “uma pequena nuvem do tamanho da palma da mão” (I Rs 18, 44) que subia do mar, prenúncio da caudalosa chuva que se aproximava para cessar o castigo e, segundo grande número de exegetas, pré-figura d’Aquela que traria para a humanidade as águas regeneradoras da Redenção: Maria Santíssima.

À Mãe de Deus – a Virgem e Flor do Carmelo – bem podem ser aplicadas as palavras de Isaías, o profeta da Encarnação por excelência: “O deserto e a terra árida regozijar-se-ão. A estepe vai ­alegrar-se e florir. Como o lírio ela florirá, exultará de júbilo e gritará de alegria. A glória do Líbano lhe será dada, o esplendor do Carmelo e de Saron; será vista a glória do Senhor e a magnificência do nosso Deus” (Is 35, 1-2).

Tendo sido arrebatado em “um carro de fogo” (II Rs 2, 11), Elias “deve voltar e restabelecer todas as coisas” (Mt 17, 11). Assim, hoje como ontem, do alto do Monte Carmelo sua voz parece ecoar o prenúncio de uma era mariana que virá como chuva benfazeja, para fecundar o solo árido de nossos dias, tão afastados de Cristo e de sua Mãe Santíssima.

1 CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. Santo Elias. In: Dr. Plinio. São Paulo. Ano XII. N.136 (Jul., 2009); p.2.

2 CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. Santo Elias, Profeta. In: Dr. Plinio. São Paulo. Ano XIII. N.148 (Jul., 2010); p.14.

Revista Arautos do Evangelho – Julho-2015

3 responses to “O monte do príncipe dos profetas”

  1. Ceres Paes disse:

    Salve Maria,Querida Ir.Juliane Vasconcelos Almeida Campos,EP.
    Quanta alegria!!!receber hoje esse lindo texto sobre o Profeta Elias.
    Quando tivemos aula no curso de Teologia(em Cotia)em 2015 com o Diácono Dr.Prof.Thiago Geraldo,EP,fiquei encantada com a didática e o Carinho dele para nos transmitir sobre o Antigo Testamento.
    E meu trabalho de entrega foi sobre o Profeta Elias!
    E digo-lhe,Irmã Querida,que hoje sonhei com o(a)s Arautos do Evangelho.E logo que abri meus e-mails,sem nem ter visto o que eu teria recebido,na Caixa de Entrada,pensei nas Senhoras Irmãs!!!Arautos do Evangelho,EP e pensei no IFTSE,pensei que texto receberíamos essa semana para lermos,aprendermos e meditarmos.E tb.pensei:Estão demorando para nos enviar um texto essa semana!
    E que grande surpresa!que grande Felicidade foi ligar meu notebook e ler seu lindo texto.,sobre o Profeta Elias.
    Sim,Irmãs!
    Elias voltará….e portanto,devemos estar preparados,para que sejamos um(a) do(a)s filho(a)s a entrar logo no Reino de Deus!
    O Reino de Deus estará totalmente triunfante!!!cheio de Glória!quando aqui o Reino de Maria triunfar!Quando as pessoas tomarem consciência e se unirem totalmente ao Coração D”ELA!Quando todo(a)s compreenderem que N”ELA está a nossa Segurança,Fortaleza!Refúgio!E que sem ELA,não somos nada!Com ELA!!!a Salvação é certa,mesmo para aquele(a)s que ainda não A aceitaram em seus corações,mesmo para aquele(a)s que às vezes caem,mas levantam depois…..
    Rezemos!!!Unimo-nos todo(a)s em Orações!e nos Corações!
    E num BELO DIA…
    ,nossos corações serão um só!porque estaremos todos ao mesmo tempo no Coração Imaculado de Nossa Senhora!
    Um abraço bem carinhoso e fraterno para a senhora e todas!!!!as Irmãs Queridas!estudantes,religiosas…
    Muito obrigada,Irmã Juliane Vasconcelos de Almeida Campos,EP.
    Beijos.
    Ceres de Andrade Paes.

  2. C. Schreiner disse:

    Comentário sobre o Monte Carmelo, (no antigo testamento); ”aquelas terras com sóis resplandecentes com montanhas cada uma cheio de poesias, vistos por povos ultra capazes de ver o significado das coisas, um sol rubro vai morrendo no meio, no alto do monte aparece varões com túnicas brancas, todos homens sérios, calmos, tudo para eles tem grandes consequências, ainda mais rezam um salmo qualquer com oração de esperança do Messias que virá e contando entre si o grande segredo, é a Mãe do Messias representada pela nuvem a respeito da qual Elias lhe falou. Está Eliseu entre eles presidindo, Eliseu começa a falar todos se recolhem todos ouvem a fundo, todos ficam quietos, acaba de baixar o sol, silencio completo todos estão meditando, duas figuras brancas que sai e que vai para dormir
    fica o resto da noite vazio mas os Anjos pairando sobre aquilo.”
    Extraído de uma conferencia sobre Santo Elias.

    • Ceres Paes disse:

      Salve Maria,Sr.Carlos Rogério!
      Sua alma é pura,dócil!
      Muito obrigada por tão lindo comentário.
      Que Nossa Senhora lhe abençoe Sempre!!!
      Um abraço fraterno.
      Ceres de Andrade Paes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *