A pátria da dor e da misericórdia

  Ana Laura de Oliveira Bueno – 1° ano de Ciências Religiosas

Eis o lugar onde os minutos são séculos intermináveis, onde a dor e a expiação se misturam à alegria e à consolação da esperança de poder ver a Deus num face a face eterno: o caro leitor certamente já concluiu que se trata da Igreja padecente.

De fato, ninguém merece o Céu facilmente. O purgatório é a pátria da justiça rigorosa e, ao mesmo tempo, é a pátria da infinita misericórdia de Deus: pois, para nós é uma grandíssima misericórdia encontrar, após a morte, um lugar de expiação e apesar do grande rigor da justiça divina, consola-nos a ideia de que no purgatório deve haver consolações e alegrias.

Alegrias? Pode haver neste estado onde almas, inclusive santas, passam anos num fogo expiatório – semelhante ao da negra prisão do inferno – por pecados veniais alguma alegria autêntica?

São Francisco de Sales é quem nos vai dizer que as alegrias e as consolações que de fato existem no purgatório são um bálsamo suavizante para as almas. No tocante a este assunto, o Bispo e Doutor da Igreja sintetizou alguns pontos a respeito das almas padecentes:

  1. As almas do purgatório estão numa contínua união com Deus e perfeitamente submissas à vontade d’Ele. Não podem deixar esta união divina e nunca podem contradizer a divina vontade, como infelizmente acontece conosco, neste mundo;
  2. Elas se purificam com muito amor e com muito boa vontade, porque sabem que é esta a vontade de Deus. Sofrer para fazer a vontade de Deus é uma alegria para elas.
  3. Elas querem ficar à maneira que Deus quer e quanto tempo Ele quiser.
  4. Elas são impecáveis e não podem experimentar nem o mais leve movimento de impaciência, nem cometer uma imperfeição sequer.
  5. Amam a Deus mais do que a si próprias e mais que todas as coisas e com amor muito puro e desinteressado.
  6. As almas são consoladas pelos Anjos.
  7. Elas estão seguras da sua salvação e com uma segurança que não pode ser confundida.
  8. As amarguras que experimentam são muito grandes, mas numa paz profunda e perfeita.
  9. Se, pelo que padecem, estão como numa espécie de inferno, quanto à dor, é um paraíso de doçura, quanto à caridade, mais forte do que a morte.

Com efeito, há uma esperança da salvação certa, não obstante o grande sofrimento, mormente no escuro e fundo purgatório. E a nós, filhos e filhas daquele que não admite pequenas concessões e é absolutamente intransigente em relação aos pecados veniais, vale sempre a máxima: “Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito”. Ou seja: nossa santidade deve ser tal, que não se concebe sequer que esperemos passar por um longo purgatório! Em nossas almas não deve haver espaço para semi-fidelidades, semi-virtudes e pequenas concessões, mas antes devem ser receptáculos de um desejo radical de entrega completa ao sofrimento nesta terra de exílio e de uma cega confiança em Nossa Senhora, que abaterá todas as nossas misérias se estivermos em consonância com Ela, levando-nos ao convívio completo e eterno pelo qual tanto e tanto almejamos.

Peçamos, pois, esta graça, pela intercessão de nossos santos padroeiros e das santas almas do purgatório: retidão absoluta e santidade levada até as últimas consequências!

                            

 

4 responses to “A pátria da dor e da misericórdia”

  1. Ceres de Andrade Paes disse:

    Salve Maria,Querida Estudante Arauto do Evangelho Sra.Ana Laura de Oliveira Bueno,
    Que lindo texto e profundo nas suas colocações!
    Fiquei tocada com tanta beleza!Cada frase que eu lia,meditava e queria ler a outra,com vontade de entender mais,saber mais sobre o Purgatório…..
    Ao ler sobre o Purgatório em suas palavras aqui,fiquei mais serena…..Não tinha idéia de todos os 9(nove itens que a sra.falou sobre as almas padecentes no purgatório.
    Certamente,o correto é sermos: “Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito”.e não termos que padecer muito no Purgatório depois….mas muitas vezes,falhamos,caímos aqui….porém,Deus é misericordioso SEMPRE!!!tanto aqui como no purgatório…..
    Deus é tão!!!!Maravilhoso que nos dá Sempre a chance de andarmos na retidão absoluta!e conduzirmos nossas vidas de maneira à alcançarmos à Santidade até as últimas consequências…..mas Deus nos dá o Livre Arbítrio!
    Todos nós somos Convidado(a)s a ser Santo(a)s!Mas….Seguirá a Deus quem der ouvidos a ELE!!!
    Muito obrigada,Aluna Querida.
    Continue estudando muito!Nossa Senhora irá lhe abençoar bastante!!!
    Um abraço fraterno.
    Ceres de Andrade Paes.

  2. Nossa Senhora do Carmo Doce mãe do Carmelo Rogai por todas as almas que estão no purgatório!

  3. Carlos Rogério disse:

    Salve Maria!
    Nós nunca faltamos de força para o sacrifício necessário para praticar a lei de Deus desde que nós peçamos a Nossa Senhora, aqueles que se voltam para Nossa Senhora recebem tudo. Foi por meio de Nossa Senhora que Deus veio a nós no nascimento, foi por meio de Nossa Senhora que nós viemos a Deus no momento da Cruz, no momento da Paixão, no momento da Redenção; Nossa Senhora tenha continuado a ser a grande intercessora, Nossa Senhora tenha continuado a ser a grande intermediaria e nunca dos nunca abandonou nenhuma espécie de homem.
    Nossa Senhora é chamada pela Igreja a porta do Céu, é por essa porta que todos os homens consegue as Graças, é por essa porta que todas as orações dos homens chegam a Deus.
    Pequenos comentários sobre a devoção a Nossa Senhora.

    • Ceres de Andrade Paes disse:

      Salve Maria,Sr.Carlos Rogério!
      Lindas palavras!
      A porta do Céu é linda!!!!E o Paraíso Celeste….mais ainda!
      Sejamos Filhos devotos de Nossa Senhora com muita!!!dignidade e retidão em Tudo,para sermos digno(a)s de adentrarmos por essa porta.
      Porta linda cheia de flores perfumadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *