Quão suave é o Senhor

Ir. Letícia Sousa,EP

É próprio a todas as obras saídas das mãos d’Aquele que é a Perfeição serem perfeitas. Contudo, tendo Deus criado o universo deixou que certas maravilhas — catedrais, palácios, músicas, e tantas outras coisas — fossem feitas pelo homem, sua imagem e semelhança (Cf. Gn 1, 26), refletindo-O enquanto Criador. Essas belezas seriam, segundo a expressão de Dante, como que netas do Altíssimo a glorificá-Lo e ao mesmo tempo servindo ao homem.

Tomemos, por exemplo, a Basílica Nossa Senhora do Rosário situada junto à principal casa de formação dos Arautos do Evangelho e nascida do enlevo de um varão cheio fé e que deseja que o Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo se estabeleça não só nas almas, mas em toda face da terra. Quem, pela primeira vez, entra na Basílica, crê contemplar a antecâmara do céu e solta uma exclamação de encanto e deslumbramento, pensando ter encontrado a suprema beleza que já toca no inverossímil nesta terra.

Dá significativo testemunho a este respeito um visitante: “Quando entrei na igreja, nossa!Eu senti que se existe um lugar onde mais me aproximei de Deus, foi ali. Nunca vi uma igreja mais linda. Reaproximei-me de Deus”.

Conservando o estilo gótico, elevado e tendente ao mais alto, a basílica faz com que de proche en proche a alma suba até Deus, atingindo um admirável equilíbrio de espírito que conduz ao auge do entusiasmo, porém calmo, sereno e sério que não produz frenesi, nem sensações de intemperança, como os ambientes igualitários de nossos dias.

Tudo no templo arrebata pelo esplendor das formas e ao mesmo tempo convida ao recolhimento e à oração. Os visitantes sentem-se no ápice do enlevo, da contemplação e da meditação com um convite a glorificar e servir a Deus, a Nossa Senhora e a Santa Igreja Católica Apostólica e Romana.

As harmonias inusitadas — como as cores — conseguem conciliar, num mesmo conjunto, simplicidade, elevação e realeza onde se presencia a grandiosidade de Nosso Senhor e uma intimidade com o sobrenatural. O fiel que ali reza sente a sublime graça de estar sendo recebido carinhosamente por seu Pai Celeste na sua corte mais íntima e comprova “quão suave é o Senhor”

Mons. João Clá Dias, fundador dos Arautos do Evangelho

“Assim como todos recebem a salvação pelas sílabas contidas nos evangelhos, assim também sábios e ignorantes recebem a sua parte dessa bem-aventurança pelo efeito das imagens coloridas que têm sob os olhos. Pois, o que a língua diz e prega com sílabas, essa escritura o faz por cores”. 1

Contemplando tais maravilhas, a alma se dá conta de que foi criada para algo muito superior ao que existe nesta terra. Vê que esta relação harmônica que há entre as belezas materiais e sua própria alma é um prelúdio do que lhe está reservado no Céu.

Portanto, envolvidos por um panorama transbordante de sobrenatural, recorramos a Nosso Senhor, cujo Sagrado Coração é uma fonte de inesgotáveis misericórdias, pedindo que a suavidade d’Ele amenize nossos sofrimentos; que nos dê forças para melhor suportá-los, para que, assim, possamos caminhar santamente sobre esta terra e alcançar a felicidade eterna.

1 Etienne Gilson. Introdução às artes do belo, p.15.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *