A virtude dos verdadeiros apinistas

Luísa Gurgel –  1º ano de Ciências Religiosa

Há uma virtude muito importante e sobre a qual existem conceitos muito deturpados atualmente: a seriedade.

Julga-se que seriedade é sinônimo de mau-humor, falta de educação, antipatia ou algo do gênero. Entretanto, Plinio Corrêa de Oliveira define esta virtude da seguinte forma: “A seriedade é a disposição de alma de uma pessoa que está profundamente penetrada pela Fé Católica e que está penetrada, portanto, da gravidade das coisas da vida humana, como tudo passa, como tudo se desfaz e que, afinal de contas, eterno é só Deus, bom é só Deus. E que toda a nossa vida deve ser orientada para Deus Nosso Senhor, para a glória d’Ele, para a vitória d’Ele”.

Tendo o homem sido criado para conhecer, amar e servir a Deus e, mediante isto, alcançar a vida eterna, deve viver pensando neste fim último, como sempre fizeram aqueles que nos precederam com o sinal da Fé.

Imitemos os grandes santos, tomando as atividades práticas como realidades às quais temos que nos dedicar como grandes alpinistas, ou seja, com os olhos postos nos píncaros mais altos.

2 responses to “A virtude dos verdadeiros apinistas”

  1. Ceres Paes disse:

    Salve Maria,Querida Estudante Luisa Gurgel,Arauto do Evangelho,
    Irmãs Arautos do Evangelho,EP,
    Quando tomamos consciência dos Mandamentos de Deus,e os colocamos em prática com Amor e Devoção à Nossa Senhora e por seguinte,à Deus Pai,nossas virtudes ficam mais explícitas,visíveis.
    Seguir os Mandamentos da Lei de Deus é questão de honra!de seriedade,de verdadeiro Amor e Respeito para com Àquele que nos criou e criou todas as Criaturas.
    A seriedade é sinal de Compromisso!e não é necessário a pessoa ter um semblante triste,fechado,”carregado”.A seriedade como parte do SER,deve ser motivo de Alegria!!!pois a pessoa está convicta daquilo que realmente escolheu para si,e sendo assim,nada a desviará para outro caminho que a afaste de Deus!e todo o semblante é iluminado,alegre,bonito.
    Gostei muito desse lindo artigo,Querida Estudante.
    Peço-lhe Orações para minha filha Ana,que se for da Vontade de Deus,a incorpore fraternalmente à Ordem 2a,um dia…..
    A Seriedade na Oração passou a ser a Virtude que mais tenho feito para me conduzir à Deus,dignamente na Santidade.
    Rezar,rezar e Confiar!
    Um abraço bem carinhoso para a Sra.jovem Estudante!
    Que Nossa Senhora lhe abençoe muito e Sempre!
    Um dia….irei conhecer pessoalmente todas as senhoras.
    Beijos.
    Ceres de Andrade Paes.

  2. Carlos Rogerio disse:

    Salve Maria!
    Os Santos nossos modelos.
    Num ambiente em que grassava a falta de seriedade, São Domingos Sávio mostrou-se exemplar nesta virtude, modelo de calma, e compostura, ao mesmo tempo alegre e zeloso apóstolo junto a seus coetâneos.
    Revista Dr. Plínio – março de 2007.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *