A cor da alma

Carolina Amorin Zandoná

2º ano de Ciências Religiosas

Certa vez Plinio Corrêa de Oliveira teceu o seguinte comentário a respeito de uma imagem de Nossa Senhora das Graças: “Esse branco corresponde à cor da alma de Nossa Senhora. A inocência da Sancta Virgo Virginum — que é inocente sem comparação com nada e com ninguém, acima de tudo, exceto de Nosso Senhor Jesus Cristo — se exprime nesse branco de um modo maravilhoso”.[1]

O caro leitor já pensou em meditar sobre as cores? É a isto que o convido, propondo-lhe como tema um desafio: se pudéssemos ver a alma de um Santo, de que cor ela seria?

Para não ficarmos apenas na teoria, voltemos nossa atenção a um exemplo concreto: a vidente de Lourdes, Santa Bernadette Soubirous.

Bernadette, uma pobre camponesinha, filha de um moleiro, com uma inteligência bem limitada e uma saúde muito débil, foi escolhida pela Santíssima Virgem para ser uma verdadeira heroína.

Bem poderíamos comparar a sua alma a um vermelho carmesim, simbolizando sua forte personalidade, decidida a propagar incondicionalmente a mensagem de Nossa Senhora, apesar de todos os revezes que se lhe apresentaram ao longo de sua curta vida. Todas as ingratidões, maus tratos e perseguições de que foi alvo eram, na verdade, elementos de santificação enviados pela Providência que acrescentaram ao vermelho carmesim de sua alma o esplendor áureo do heroísmo.

Somente na eternidade poderemos contemplar a glória e a vitória de todas as lutas dos santos que agora vislumbramos, considerando as cores de suas almas.

[1] CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. Porte régio e virginal. In: Dr. Plinio. São Paulo: Ano XVI, n. 188, nov. 2013, p. 19.

One response to “A cor da alma”

  1. Ceres Paes disse:

    Salve Maria,Querida Estudante Carolina Amorim Zandoná,
    Salve Maria,Queridas Irmãs Arautos do Evangelho,EP,
    Que lindo!!!!artigo.
    As cores me encantam.
    Deus fez Tudo lindo e Perfeito,e continua e continuará fazendo,mesmo às ofensas das pessoas às Obras da Criação.
    Nesse ano de 2017 a Campanha da Fraternidade nos fala dos BIOMAS do nosso país.,Biomas terrestres!Cada um deles tem a sua cor marcante.
    Assim também deve ser a alma de cada pessoa,e penso que momentos e circunstâncias colorem de cores alternadas a alma de cada pessoa.
    Porém,cada pessoa tem SIM na sua alma a cor que a colore,que lhe dá mais Vida.Não é preciso que saibamos enxergar com os olhos de carne.A cor da alma existe porque DEUS nos criou,e sendo assim,não partiu da nossa vontade de escolhermos uma cor .
    Todas as cores são lindas!!!!
    Imaginem ,então,um arco-íris…..Deus reuniu ali algumas cores e fez essa linda criatura.
    Quanto ao vosso desafio,Cara Estudante Carolina Amorim Zandoná,falar da cor da alma dos Santos é um desafio que merece estudos.
    Mas….direi que vou procurar saber qual Santo tem a alma cor alaranjado,pois gosto muito!!!!!dessa cor.E também a cor rosa clarinho,bem delicadinho.Laranja e Rosa.Vou tentar descobrir e lhe direi depois.
    Desejo-lhe um final de semana abençoado na Presença de Nossa Senhora com lindas flores coloridas,das mais variadas cores.
    Fiquemos unidas em orações e nos corações.
    Peço-lhe(s)orações para que Nossa Senhora me conceda uma GRAÇA.
    Beijos fraterno.
    Ceres de Andrade Paes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *