Nossa Senhora Aparecida

Letícia Costa
1º ano de Ciências Religiosas

Aparecida… Nome que traz à mente de todo brasileiro a doce lembrança da Santíssima Virgem. Lembrança da demonstração de amor e predileção dEla por esta terra de Santa Cruz.

Há 298 anos, três pescadores lançavam suas redes no Rio Paraíba, com a esperança de apanharem peixes e, assim, atender ao pedido feito pela Câmara Municipal. Estupefatos, retiraram apenas um pequeno objeto, do qual notaram faltar uma parte. Novamente lançando as redes, recolheram das águas a parte que faltava e perceberam tratar-se de uma imagem da Mãe de Deus.

Logo após a milagrosa pesca, a devoção espalhou-se com impressionante rapidez. Incontáveis milagres sucederam desde então, dentre os quais podemos citar a história de um homem sem fé e com ódio da Santa Religião que partiu de Cuiabá (MT) com a intenção de entrar na igreja montado em seu cavalo e derrubar a Virgem do altar que ocupava. Qual não foi a surpresa do malfeitor quando, ao chegar às escadarias do local, viu-se impedido de avançar, pois as patas do cavalo ficaram presas nas pedras!

Entretanto, no ano de 1978, a pequena imagem foi alvo de uma brutal profanação por um membro da religião protestante. Tomado de ódio, o rapaz esperou que a atenção de todos os que estavam na Antiga Basílica se voltasse à Santa Missa, que estava sendo celebrada naquele momento, para só então atacar o nicho onde se conservava a imagem e agarrá-la. Na tentativa de fugir em posse dela, foi derrubado por guardas da Basílica. Deu-se então o triste incidente: caindo ao chão, a imagem partiu-se em pedaços.

Após um árduo trabalho de restauração, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi novamente levada à Basílica para veneração dos fiéis.

Justamente esse título “da Conceição”, tão esquecido pela maioria das pessoas, é que nos dá um aspecto importante da devoção. O professor Plinio Corrêa de Oliveira, grande devoto da Santíssima Virgem, em uma conferência de 12 de outubro de 1970, afirma: “exatamente a partir do aparecimento dessa imagem, um século inteiro antes da definição dogmática, foi o Brasil colocado sob o patrocínio da Imaculada Conceição. Isso indica um chamado especial da Mãe de Deus para nossa Pátria e é motivo de imenso júbilo para todos os brasileiros devotos da Santíssima Virgem”.

Vê-se nisso que Ela quis, não só mostrar sua presença junto a nós, mas também indicar que tem desígnios especiais para o país. Além disso, é um sinal de como devemos ser devotos mais fervorosos de tão boa Mãe, que quis que o Brasil fosse consagrado a um de seus maiores atributos. Reflitamos, pois, neste 12 de outubro, como temos correspondido à tão pródiga demonstração de afeto dAquela que é a mais perfeita das criaturas, e peçamos a graça de amá-La sempre mais.

2 responses to “Nossa Senhora Aparecida”

  1. Carlos Rogério disse:

    Salve Maria!
    Para Nossa Padroeira encontrei uma bela homenagem.
    Imagine se alguém fosse oferecer a N. Sra uma flor, a Ela naturalmente uma rosa, Ela é Rosa mística, não se compreende que ofereça a Ela outra flor do que uma rosa, oferecesse a Ela a mais bela rosa que jamais ouve que houvesse e que haverá , se ajoelhasse e desse essa rosa, Ela olhasse a rosa e desse para com a rosa um sorriso encantador, é o que havia no fundo Dela que encontrou a rosa e que brilhou com a rosa, mas quanto o sorriso Dela é mais bela do que o sorriso da rosa. E nós se Ela nos condescendesse pediríamos a Ela de presente a rosa e quando a rosa estivesse murcha nós a aguardaríamos com cuidado num álbum no qual nós escreveríamos a rosa diante a qual o sorriso sorriu, nós poderíamos dizer digerirmos a Ela rosa das rosas a mais bela rosa do universo, rosa que floresce no fundo da alma daquela que ama a rosa e por causa disso é tão bela, rosa da alma, tão mais bela que a rosa material.

    • Ceres Paes disse:

      Salve Maria!
      Que linda!!! Homenagem à Nossa Senhora,Sr.Carlos Rogério!
      Que Nossa Senhora lhe abençoe e que Sta.Teresinha do Menino Jesus possa lhe ofertar lindas rosas,para um filho tão devoto à Nossa Senhora.
      Muito obrigada pela partilha.
      Um abraço fraterno,
      Ceres Paes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *