Apostolado com as jovens: Projeto Futuro e Vida

Ir. Camila Cordeiro da Fonseca
3º ano de Ciências Religiosas

Projeto_futuro_e_vida

“Não com pancadas, mas com mansidão é que poderás conquistar os teus amigos”. [1] Foram essas palavras que São João Bosco, quando menino, ouviu dos lábios de Nosso Senhor Jesus Cristo em sonho, e que, somente anos mais tarde, entendeu o seu significado. Era uma revelação sobre o seu futuro: fazer apostolado com os jovens, levando-os a Deus, através de boas palavras e conselhos, sobretudo pelo amor e exemplo de vida. Esse grande Apóstolo da Juventude, dedicado inteiramente ao serviço dos jovens, fundou um Oratório para dar-lhes formação através de variadas atividades.

Do mesmo modo, o Fundador dos Arautos do Evangelho, Mons. João Scognamiglio Clá Dias, E.P, em meio às mais diversas e intensas ocupações a serviço de Deus e do próximo, preocupado em ajudar os nossos jovens a levarem uma vida reta – conforme os mandamentos – e também em auxiliá-los a desenvolverem os dons que possuem, deu início ao Projeto Futuro e Vida.

Com feito, por meio deste projeto, os Arautos vão ao encontro da juventude nos estabelecimentos de ensino onde o coro e banda fazem uma apresentação musical de composições clássicas e típicas de vários países. No final, é realizado um sorteio, possibilitando aos felizardos alunos que desfrutem de uma maior formação cultural nos finais de semana, na casa dos Arautos, com a devida permissão dos pais.

Arautosdoevangelhofeminino100 (1)É num ambiente de muita alegria que são realizadas as atividades. Já dentro dos carros, do descolamento das escolas até o local do Projeto, começa-se a sentir quão bom é ter um convívio tendo a Deus como centro. Durante o trajeto, são ensinadas diversas músicas em vários idiomas: em espanhol, italiano, francês, inglês e até mesmo em japonês! Também as histórias da vida dos santos são de grande interesse para todos, tanto para as jovens quanto para os seus familiares. E, sobretudo, não podem faltar os jogos para animar o percurso.

Durante o curso realizado no Centro Juvenil do setor feminino, são ministradas aulas de defesa pessoal – taekondo – num enorme gramado; cursos de teatro – que são um grande atrativo; aulas de canto e de flauta doce, onde as jovens desenvolvem seus dons musicais e se acalmam – segundo aquele famoso ditado: “Quem canta seus males espanta”. Participam das aulas de espanhol e latim aquelas que frequentam o Projeto há mais tempo. São oferecidas igualmente aulas de Catequese, História Sagrada e Consagração a Nossa Senhora, a qual é o melhor meio de ser totalmente de Jesus Cristo.

Arautosdoevangelhofeminino100 (7)São encenados formativos teatros – alguns com a participação das jovens – intercalados com uma reunião sobre variados temas. E, no final, é sempre servido um delicioso lanche feito pelas próprias Irmãs. A frase “Viver é estar juntos, olhar-se e querer-se bem”, muito usada por uma bondosa e virtuosa dama paulista bem pode resumir o ambiente do Projeto Futuro e Vida.

As irmãs do IFTE estudam com afinco para, nos fins semana, transmitir às jovens do Projeto Futuro e Vida, os princípios adquiridos ao longo da mesma. São Paulo em sua 1ª Carta aos Coríntios afirma: “Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria” (I Cor 13, 2). De fato, do que adiantaria elas conhecerem Filosofia, Teologia, História e idiomas, e não pudessem aplicar seus ensinamentos aos nossos irmãos?

One response to “Apostolado com as jovens: Projeto Futuro e Vida”

  1. Ceres Paes disse:

    Salve Maria,Queridas Irmãs Arautos do Evangelho,Apostolandas,EP.

    Carinhosamente venho lhes agradecer por TUDO!!!que ensinaram de Bom a minha filha Ana e também a mim.Eu aprendi muito com as senhoras.Sinto-as como se fossem minhas Irmãs em Cristo(+),como se eu fosse da Família das senhoras!de tão grande que é o meu Amor e admiração pelas senhoras.
    Quero lhes agradecer pela acolhida,pelo Carinho,dedicação e sobretudo Amizade!!!de todas as senhoras com quem pude ter contato no Cenáculo e conheci de vista,no Carmelo,no Thabor.
    A Alegria ,disciplina,o Amor!!!que as senhoras tem me encantam muito!
    As senhoras são todas abençoadas!Que Nossa Senhora lhes abençoem SEMPRE!

    Fiquemos unidas em orações e nos corações.
    Estarei rezando por todo(a)s nós,porque….Amo todas as senhoras Arautos do Evangelho,EP,minhas irmãs em Cristo(+)!

    Um abraço carinhoso.

    Ceres Paes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *