Um santo a ser conhecido

Ir Mónica María Barraza, EP
1º Ano de Ciências Religiosas

Maria Santíssima, Mãe nossa por excelência e grande Medianeira de todas graças, apresenta a Seu Divino Filho todas as nossas necessidades. Com efeito, Ela é o caminho mais seguro para alcançarmos tudo aquilo de que precisamos.

No entanto, pouco fala-se do poder de mediação de São José. Se analisarmos sua vida aqui na Terra, sendo pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, compreenderemos melhor seu papel junto a cada um de nós.

O Padre Eterno confiou Seu amado Filho em suas mãos, este Tesouro, o maior que houve e haverá na História do universo! E tais mãos só podiam ser as de um homem de grande prudência e de elevado afeto. Pensemos também nos lábios que inúmeras vezes deram conselhos Àquele que é a Sabedoria Encarnada, nos braços que carregaram o Menino-Deus, enfim, um homem que mereceu ser chamado, pelo seu próprio Criador, de “pai”.

Descendendo da mais sublime dinastia que já houve no mundo, isto é, a de David, quis a Providência enobrecer a classe operária, fazendo com que o pai adotivo de Jesus fosse também trabalhador manual. Infelizmente, muitas vezes as pessoas possuem de São José uma visão parcial, vendo-o apenas como o “carpinteiro”.

Se este justo varão interceder por cada um de nós, Nosso Senhor não atenderá este nobre patriarca com toda a benevolência?

Recentemente, o papa Francisco autorizou a inclusão do nome de São José no texto do ordo da Missa. Ele é invocado logo após a referência que se faz da Virgem Maria.

Nestes tempos de catástrofes, confusões e guerras, estará Deus convidando-nos a conhecer mais profundamente este admirável santo, aumentar nossa devoção a ele e, assim beneficiar-nos de sua poderosa intercessão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *